A Agroribatejo foi fundada em 1954, com sede em Santarém. Gonçalo Eloy é sócio-gerente da Agroribatejo, está agora sozinho no comando da empresa após o recente falecimento do seu pai – José Júlio Eloy – «pessoa que faz crescer a empresa fundada pelo meu avô, e constituiu sempre um grande fator de responsabilidade e coesão para o desenvolvimento da nossa empresa». O empresário destaca a liderança na disponibilização de peças e equipamentos para tratores e máquinas agrícolas e industriais em Portugal, destacando a parceria desde 1958 com a italiana Berco, mas também a evolução recente com a disponibilização de novos equipamentos com a marca AMA para o armazenamento de combustível, «importante para os agricultores em Portugal», salienta Gonçalo Eloy.
A Agroribatejo é uma das mais prestigiadas empresas nacionais na comercialização de peças e máquinas destinadas à agricultura em Portugal. A sua história remonta a 1954 quando foi fundada por José Virgílio Eloy Godinho, com o objetivo de disponibilizar máquinas, acessórios e peças para a agricultura, bem como de máquinas de terraplanagem, algo inédito para a época. Na feira de Milão de 1956, o fundador da empresa conseguiu obter algumas representações para a sua empresa de Santarém, outra inovação em Portugal.
A Agroribatejo foi evoluindo e anos depois entrou nos quadros da empresa os seus dois filhos, respectivamente, José Júlio Eloy e José Virgílio Eloy, que muito contribuíram para o crescimento da empresa. Posteriormente, José Júlio Eloy assumiu sozinho os comandos da Agroribatejo, que anos depois compartilhou com o seu filho Gonçalo Eloy até fevereiro último, quando faleceu com 86 anos.
Gonçalo Eloy, sócio-gerente da Agroribatejo, recebeu a País€conómico nas instalações localizadas na zona industrial de Santarém. Dispondo de um conjunto de colaboradores bastante qualificados, a empresa continua a ser líder no mercado nacional no campo da prestação de serviços e comercialização de peças e acessórios para tratores agrícolas e industriais, com particular destaque na capacidade dos seus profissionais de proporcionarem uma pós-venda de elevada qualidade e eficiência.
Desde o início, sublinha Gonçalo Eloy, a Agroribatejo continua a manter uma parceria muito estreita desde 1958 com a Berco, a prestigiada marca italiana particularmente conhecida pelo material de rasto para máquinas e tractores agrícolas.
«Esta parceria de longa data que temos mantido com a Berco é um orgulho e uma mais-valia inegável para a nossa empresa e para os nossos clientes que participam no desenvolvimento da agricultura em Portugal, até porque através dessa parceria, a Agroribatejo disponibiliza aos seus clientes o maior stock de material de rasto desta marca para todo o tipo de tractores agrícolas e industriais de movimentação de terra», destaca o gestor da empresa de Santarém.
Interrogado sobre alguns dos principais clientes da Agroribatejo, Gonçalo Eloy referiu que a empresa possui «bons clientes em todo o país, mas como ainda foi público no ano passado quando distinguimos duas empresas pela sua lealdade com mais de 40 anos à Agroribatejo, no caso concreto, a João Artur Cornacho & Filhos, de Montemor-o-Novo, e a Luís Costa e Nuno Costa, empresa com sede em Moura, também no Alentejo», saliente Gonçalo Eloy.
Por outro lado, e pretendendo continuar a ser inovador no mercado português, a Agroribatejo é também a responsável no mercado nacional da marca AMA – Advance Fluid Systems, com produtos especializados para armazenamento e reabastecimento de diesel, gasolina e combustível para a aviação, «tudo produzido com materiais muito bons e seguros», salienta o adminsitrador da Agroribatejo.
Acreditando no desenvolvimento da agricultura nacional, e com clientes em todo o país, a Agroribatejo continua interessada em conseguir mais representações de marcas de prestígio para o mercado português, «que assegure não apenas a nossa liderança nos segmentos onde atuamos, mas sobretudo para contribuirmos para um progresso com maior robustecimento da agricultura e da economia portuguesa. A nossa empresa continua a ser uma referência no presente, mas pretende se desenvolver e continuar a ser líder no futuro quanto ao fornecimento de peças e equipamentos para maquinaria em Portugal», remata Gonçalo Eloy.
Texto – Jorge Alegria | Fotografia – Rui Rocha Reis
in País €conómico